Avaliação de riscos: Como saber se sua empresa está segura ou não

Somente empresas especializadas podem fazer a correta avaliação de riscos patrimoniais para sua empresa.

A avaliação de riscos é fundamental para que uma empresa possa funcionar sem expor seus funcionários, clientes e terceiros a situações vulneráveis. Entende-se como risco qualquer vulnerabilidade que possa ser ameaçada, causando perdas e danos para a organização.

Os riscos relacionados aos negócios atuais e futuros devem ser levados em conta na avaliação. Alguns deles não são gerenciáveis, mas todos os riscos relacionados às características operacionais, comerciais ou físicas da organização devem ser considerados.

Portanto, a avaliação de riscos deve ser feita por empresas especializadas, capazes de identificar quais eventos podem causar danos aos ativos da empresa. Os ativos são as pessoas, infraestrutura, equipamentos, atividades e informações de valor para a organização.

RISCOS DE CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO

A avaliação de riscos deve levar em conta a vulnerabilidade de crimes contra o patrimônio da empresa, para que possa adotar as devidas medidas de segurança patrimonial. Todas as ameaças aos bens materiais e recursos humanos da empresa devem ser mapeadas.

Entre os principais tipos de crimes contra o patrimônio estão:

– Furto simples ou qualificado;

– Roubo, assalto;

– Danos à propriedade;

– Sabotagem;

– Apropriação indébita;

– Espionagem industrial;

– Estelionato;

– Extorsão mediante sequestro;

– Fraude;

– Homicídio;

– Latrocínio;

– Terrorismo.

Além dos riscos de crimes contra o patrimônio, que podem ser avaliados e gerenciados após a avaliação, outros riscos podem impactar a atuação de uma empresa, tais como:

RISCOS INSTITUCIONAIS

São os riscos que podem trazer prejuízos à imagem e à credibilidade da empresa, perda de clientes e contratos, perdas financeiras e paralisação das atividades.

RISCOS OPERACIONAIS

São riscos causados pelas incertezas da estrutura empresarial, relacionados a falhas humanas e outras situações adversas, como interrupção de energia e extravios de correspondências.

RISCOS SOCIAIS

São os riscos inerentes às relações entre as pessoas, como assédio moral e sexual, chantagem, greves, consumo de drogas, etc.

RISCOS NATURAIS

São os riscos de desastres naturais não gerenciáveis, como alagamentos, deslizamentos, tempestades, queda de raios e tremores de terra.

CONTE COM A POLISERVICE PARA A SEGURANÇA PATRIMONIAL DE SUA EMPRESA

A PoliService é especialista em Segurança Patrimonial. Atendemos empresas, residências, condomínios, órgãos públicos e outros estabelecimentos que necessitam serviços de vigilância.

Temos planos personalizados de monitoramento eletrônico que se adaptam perfeitamente às necessidades de cada cliente.

Solicite um orçamento agora mesmo!

http://www.monitoramentoeletronico.net.br/

fonte:

https://www.gestaodesegurancaprivada.com.br/iidentificacao-analise-e-avaliacao-de-riscos/