Dicas para um bom atendimento telefônico

O atendimento é peça fundamental no sucesso de uma empresa. Seja pessoalmente, via internet ou telefone, o seu cliente voltará muito mais vezes se for bem atendido. E melhor: vai indicar a sua empresa para outros possíveis clientes.

Quando não há comunicação visual, como é o caso do telefone, algumas regras devem ser seguidas para prezar a excelência no atendimento. São elas:

1) Atenda o telefone o mais rápido possível, até o terceiro toque no máximo. Essa atitude demonstra atenção e agilidade.

2) Ao atender a ligação, diga o nome da empresa, o próprio nome e a saudação. Isso demonstra cordialidade e empatia com o cliente.

3)  A pró-atividade é muito importante. Caso uma pessoa ligue procurando por alguém que não esteja no momento, evite pedir para que ligue mais tarde. O melhor a fazer é anotar o recado do cliente e pedir seu número de telefone. Assim, o “procurado” pode retornar a ligação posteriormente.

4) Controle o tempo da ligação. Se precisar pesquisar algo ou se ausentar por um instante, cuide para não deixar a pessoa esperando muito tempo na linha.

5) Cuide com os ruídos do ambiente. Assim, a comunicação flui melhor e é mais eficiente.

6) Ter uma comunicação profissional é imprescindível. Use palavras e expressões formais e evite usar gírias ou fazer brincadeiras.

7) Fale no ritmo certo, nem tão devagar e nem tão rápido, e com boa dicção. Você vai conseguir passar a sua mensagem ao cliente claramente e de forma objetiva.

Com essas dicas, a comunicação da sua empresa e dos seus clientes vai se tornar cada vez melhor. Caso precise de telefonistas, a Poliservice oferece profissionais extremamente capacitados e cordiais. Veja mais: http://bit.ly/1zA0n4W