Entenda como funciona a análise inteligente de vídeo.

A análise inteligente de vídeo em tempo real desenvolveu-se por volta dos anos 2000 motivada pela necessidade de detecção de eventos suspeitos decorrentes do aumento de atos terroristas em países da Europa.

A aplicação dessa tecnologia mostrou-se eficaz e precisa nas tentativas de invasão a locais em que os radares não podiam ser utilizados em razão de alto custo ou da topografia do terreno.

A popularização do uso dos Circuitos Fechados de TV (CFTV) abriu mercado para os softwares de análise inteligente de vídeo e as tradicionais câmeras de segurança ficaram menos dependentes de operadores humanos.

Esses softwares combinados aos sistemas de câmeras são solução para o monitoramento de locais públicos ou abertos ao público como, por exemplo, rodovias, alfândegas, aeroportos e ambientes sensíveis a roubo de mercadorias como indústrias e lojas de varejo. Outra aplicação é na proteção das áreas externas de condomínios.

A adoção dessa tecnologia demanda câmeras com características técnicas diferentes das usadas em uma instalação de CFTV tradicional. Seu correto funcionamento depende de atributos como campo de visão, posição e quantidade de câmeras existentes.

Os programas de análise inteligente de vídeo são capazes de registrar contagem de pessoas e de veículos, rastrear movimentos como violação de perímetro e direção contrária, detectar objetos esquecidos, classificar e registrar itens removidos, além de outras atividades suspeitas.

Um alarme é disparado quando as condições configuradas pelo usuário são atendidas. Também é possível configurar aspectos como tentativa de agressão às câmeras, tamanho, velocidade, direção de movimento do alvo e distância. Isso garante a precisão dos dados e evita falsos alarmes.

Eficiência, confiabilidade e redução de custos com a operacionalização, a infraestrutura e a manutenção são alguns benefícios da análise inteligente de vídeo.