Limpeza Hospitalar: conheça os tipos de limpeza hospitalar e de desinfecção.

Conheça os tipos de limpeza hospitalar e contrate a PoliService.

A limpeza hospitalar deve ser realizada por equipe especializada, e atuante 24 horas por dia. As técnicas utilizadas seguem princípios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com os seguintes objetivos:

 

– Oferecer um ambiente limpo, livre de microrganismos e odores;

– Eliminar a carga de agentes contaminantes;

– Evitar a disseminação de bactérias e vírus;

– Preservar a saúde ocupacional.

 

Hospitais e clínicas de saúde são locais que concentram microrganismos, bactérias e vírus nocivos à saúde. Eles podem atingir além dos pacientes internados, os profissionais de saúde envolvidos nos tratamentos.

Por isso, contar com uma equipe de limpeza especializada é essencial para o bom funcionamento do hospital. A limpeza segue padrões do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, que exige indicadores de higiene, manutenção e tempo para a atividade.

 

CONHEÇA OS TIPOS DE LIMPEZA HOSPITALAR

A limpeza hospitalar é dividida em 3 tipos, veja quais são:

 

LIMPEZA CONCORRENTE

É feita durante o tempo em que os pacientes permanecem internados. Faz-se a retirada dos lixos e resíduos, e recolhe-se as roupas e outros materiais.

 

LIMPEZA TERMINAL

É feita após a saída do paciente. O local deve ficar pronto para ser utilizado por outro paciente, fazendo a limpeza de todas as superfícies com total desinfecção do mobiliário.

 

LIMPEZA DE MANUTENÇÃO

É feita com o objetivo de manter o padrão de limpeza geral, durante os intervalos entre as limpezas concorrente e terminal. Nela são feitas a reposição de materiais de higiene, recolhimento de resíduos e manutenção de superfícies.

De acordo com o risco potencial para transmissão de doenças, as áreas em um hospital são classificadas em áreas críticas, semicríticas e não críticas.

 

TIPOS DE DESINFECÇÃO

Já a desinfecção é o processo de destruição de agentes infecciosos, e pode ser aplicada por meios químicos e físicos. Ela é geralmente aplicada nas áreas críticas e semicríticas do hospital.

 

MEIOS QUÍMICOS: são os germicidas líquidos ou gasosos.

 

MEIOS FÍSICOS: são o calor em suas formas seca e úmida (vapor).

 

CONTE COM A POLISERVICE PARA A LIMPEZA HOSPITALAR

 

A PoliService Higiene possui equipes treinadas e especializadas em todos os procedimentos e métodos específicos do setor de Limpeza Hospitalar. Temos mais de 22 anos de experiência na área, e certificação ISO 9001.

Saiba mais aqui e peça um orçamento:

http://www.poliserviceservicos.com.br/servicos/limpeza-hospitalar/