O perigo de contratar porteiros apenas por indicação

Esteja sempre atento na hora de contratar zeladores, porteiros, faxineiros apenas por indicação. Por fatores como pressa ou mesmo ingenuidade, realizar uma seleção de profissionais com pouca atenção às entrevistas e análise de currículos pode ser extremamente perigoso!

Às vezes acontece de, por ser indicado por um conhecido, o contratante tende a levar em consideração apenas aparência e o quanto esta pessoa pretende receber em salário. Não exigir e checar referências (ligando e confirmando as informações), e não pedir atestado de antecedentes criminais são os erros mais comuns.

Muitos concordam em empregar estas pessoas por estes não quererem registro em carteira, o que é outro grande perigo: tanto para o síndico, que responde por tudo que fez em sua gestão, para o condomínio e para todos os condôminos. Vale lembrar que é comum que o advogado do sindicato dos trabalhadores, no momento da rescisão, pergunte sobre registro em carteira e outras obrigações do empregador, e aconselhe o funcionário a entrar na Justiça para conseguir indenizações por direitos não respeitados.

Há outros também outros perigos; Imagine, por exemplo, se um funcionário não registrado cai da escada e se machuca. Isso é grave para o condomínio, que poderá responder judicialmente.

A Poliservice sempre orienta seus clientes que, se decidirem pela contratação direta, chequem todas as referências possíveis, tanto pessoais como atestados de antecedentes, como as profissionais, colhendo o maior número possível de informações antes do candidato a funcionário ingressar no posto. Contudo, a ação mais indicada é a terceirização, com a qual esses riscos são anulados, pois as empresas se encarregam da burocracia trabalhista, e os funcionários devem ser devidamente registrados.

Os perfis básicos de bons funcionários são parecidos, mesclando boa educação, responsabilidade, caráter e dedicação. Porém o pessoal de portaria deve ter dedicação total aos aspectos de segurança do condomínio, por isso treinamento é fundamental.

Na Poliservice fazemos um rígido processo de seleção na contratação de porteiros e controladores de acesso, temos um departamento próprio de Rh com psicólogos experientes, aplicamos testes, pedimos toda a documentação necessária para comprovar a idoneidade do candidato.

Ter sempre clareza no perfil do profissional buscado, quais são suas verdadeiras atribuições e conhecimentos prévios necessários pode evitar vários tipos de desgastes, afinal, com segurança não se brinca!

Fonte: sindiconet.com.br / sindicocerto.com.br