Segurança: furtos em automóveis

Os carros são alguns dos bens mais visados pelos assaltantes. Além de, muitas vezes, praticar o roubo e levar o veículo, eles ainda observam os acessórios do mesmo. Segundo um estudo realizado em 2014, por uma empresa especialista em reparos e trocas de vidros automotivos, o objeto mais furtado dos carros é o estepe, ficando com 40% dos itens mais visados.

O segundo item que mais chama a atenção dos bandidos são as bolsas femininas, com 7% dos objetos mais furtados. O importante é que as mulheres evitem carregar seus pertences no colo ou a deixem no banco do carro, onde fica a vista. O melhor a se fazer é deixa-la no chão ou atrás do banco e, se for abordada, mencionar ao assaltante que vai pegar a bolsa para evitar sustos.

assaltos carros cuidados

 

O terceiro item mais furtado são os sons automotivos, que mesmo possuindo as capas removíveis ainda são um grande alvo dos meliantes e ficaram com 3%.

As recomendações para maior segurança é sempre verificar se as portas estão travadas, evitar deixar os documentos dentro do automóvel e também adesivos que mostrem informações pessoais do dono do veículo. Procurar por estacionamentos seguros ao invés de deixar o carro na rua também é uma saída.

As películas antivandalismo, que estão no mercado, também auxiliam no impedimento dos roubos, já que retém os estilhaços do vidro quando quebrado. A ação dos bandidos demora mais e então dificulta o assalto. Porém, não pode ser considerada uma blindagem, já que não protege contra armas de fogo.

Outras dicas para evitar ações desse tipo são:

– Evitar permanecer sozinho dentro do carro. A distração é uma oportunidade para os assaltantes;

– Se o motorista precisar ou só tiver a opção de estacionar o carro em vias públicas, deve observar se há a presença de estranhos ou de guardadores;

– Se deixar o carro com o manobrista, o indicado é retirar todos os pertences do interior do veículo. Quando pegar o carro novamente, deve-se olhar os vidros e estepe para ver se estão ok;

– Deixar pertences à mostra, no carro parado ou em movimento, é um chamariz para os meliantes. Esconder no chão, atrás dos bancos ou porta-luvas é uma boa opção;

– Manter sempre os vidros do carro fechados, esteja ele parado ou em movimento, nas avenidas de trânsito intenso ou sinaleiros.