Saiba tudo sobre a técnica rapel para limpeza de fachadas

De técnica de aventura para limpeza de fachadas, o rapel garante segurança e eficiência.

O rapel é uma técnica de descida com cordas criada a partir do alpinismo, e usada na exploração de grutas, cavernas e em resgates. Atualmente, vem sendo praticada como esporte radical, seja em paredes desenvolvidas especificamente para o esporte ou em cachoeiras, grutas e paredões. No entanto, a técnica foi além do esporte, quando empresas a adotaram para realizar a manutenção de grandes e altos empreendimentos, como, por exemplo, a limpeza de fachadas.

Muitos edifícios, tanto comerciais quanto residenciais, possuem fachadas de vidro e uma arquitetura que chama a atenção das pessoas. Portanto, a necessidade de manutenção é necessária e, claro, com segurança para os funcionários. Foi então que surgiu a ideia de adaptar o rapel para limpeza de fachadas.

Essa limpeza é de grande importância para o estabelecimento, afinal, se a frente do lugar estiver limpa e bem apresentada, irá demonstrar cuidado e credibilidade para a empresa

Mas, como funciona esse serviço?

Esse serviço é realizado por profissionais chamados alpinistas industriais que, por meio do rapel, fazem a limpeza de fachadas de lugares como:

  • prédios comerciais; 
  • shoppings; 
  • galpões;
  • hotéis;
  • entre outros estabelecimentos. 

A técnica com rapel garante um serviço mais eficiente e mais rápido do que os feitos com o chamado “balancinho”. É importante ressaltar que esse serviço precisa ser realizado com todos os equipamentos necessários para garantir a segurança dos trabalhadores. 

Depois de tudo montado, os alpinistas industriais utilizam as cordas de um lado para outro, limpando cuidadosamente toda a estrutura de vidros e ferros.

Quais os cuidados necessários?

Antes de contratar este serviço, verifique se a empresa utiliza os equipamentos corretos de segurança e se os profissionais possuem certificados de treinamento em altura. Isso demonstra preocupação com o bem-estar dos funcionários e previne acidentes

Além disso, verifique quais os materiais de limpeza serão utilizados para que não sejam produtos abrasivos e não danifiquem os vidros, pinturas e demais estrutura do estabelecimento.

Conheça a Poliservice

Quando precisar de limpeza de fachadas, chame a Poliservice!

Contamos com todos os equipamentos de segurança necessários e profissionais extremamente eficientes e qualificados para lhe atender. 

Mais informações, entre em contato e solicite seu orçamento!