Recepcionista bilíngue: Quais as vantagens para o seu negócio

Uma recepcionista bilíngue pode ser a porta de entrada para novos negócios em sua empresa.

Um segundo idioma pode fazer a diferença para sua empresa. A procura por recepcionista bilíngue cresce a cada dia, e o Brasil ainda não tem uma grande oferta de profissionais com a fluência necessária para o cargo.

Os negócios internacionais no país aumentaram recentemente, principalmente após sediarmos a Copa do Mundo e as Olimpíadas. E uma das áreas que mais cresceu após a realização desses eventos foi o segmento de serviços.

Empresas que se capacitaram e contrataram profissionais que falam um segundo idioma já saíram na frente.

Dentre os idiomas mais procurados, o inglês é o líder. Mas existe grande demanda também pelo espanhol, e o mandarim vem ganhando destaque como segundo idioma, impulsionado pelos negócios na China.

VANTAGENS DO SEGUNDO IDIOMA PARA SUA EMPRESA

– A empresa ultrapassa os limites locais e pode pensar globalmente;

– O entendimento das tendências globais é um norte para o gerenciamento da empresa;

– Clareza na troca de informações entre empresas filiais ou parceiras de multinacionais, bem como na relação com investidores estrangeiros;

– O conhecimento do idioma é um passo importante para a adaptação dos funcionários ao ambiente da empresa;

– Difundir um segundo idioma na empresa estimula o aprendizado e o desenvolvimento de novas habilidades nos funcionários, e a empresa ficará pronta para expansão em novos mercados.

ATIVIDADES DA RECEPCIONISTA BILÍNGUE

Para exercer a atividade, é preciso um bom relacionamento interpessoal e muita organização. Entre as principais tarefas da recepcionista bilíngue estão:

– Controlar o movimento de pessoal nas áreas sob responsabilidade e adjacências;

– Controle de visitantes dentro da área sob responsabilidade;

– Atender ao público, orientando e prestando informações de caráter geral;

– Não permitir aglomeração de pessoas estranhas ao serviço, em locais assim determinados pela contratante;

– Cumprir normas baixadas pela administração da contratante e zelar pela qualidade dos serviços;

– Prestar informações, quando solicitadas, desde que não sigilosas.

 

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Fontes:

http://www.smartalk.com.br/razoes-para-difundir-uma-segunda-lingua-na-empresa/

https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/a-importancia-do-idioma-estrangeiro-na-area-de-servicos/